A avaliação psicológica para cirurgia bariátrica acontece antes do procedimento. Afinal, o objetivo é garantir para o paciente e à equipe médica que ele apresenta competências saudáveis para lidar com a preparação e com o pós-operatório. Por isso existem várias questões a serem avaliadas.

É Realizada em 5 ou 6 sessões ( incluindo entrevistas, aplicação de testes, exposição de resultados e confecção do atestado psicológico).

 O emagrecimento, para algumas pessoas, pode ser algo muito estressante principalmente depois de várias tentativas de dietas das mais diversas, desde as recomendadas por médicos e nutricionista até as recomendadas pela TV e amigos. O momento da tomada de decisão para a cirurgia bariátrica pode estar repleto de expectativas, muitas com fundamento mas outras disfuncionais.

A avaliação psicológica para cirurgia bariátrica visa estabelecer o quanto o paciente está preparado para este procedimento assim como para todo o processo necessário pós cirurgia pois a obesidade pode interferir na qualidade de vida quanto aos aspectos físicos, psíquicos e sociais.

Questões emocionais tanto pode tanto podem estar envolvidas na causa como nas consequências da obesidade. A compulsão pela comida pode estar associada a vivencias com grande carga emocional que pode afetar tanto o obeso como afeta as pessoas que convivem com este que sofre com a dificuldade em emagrecer. O fato de não comer tudo o que gostaria, ou na quantidade que gostaria pode interferir nos relacionamentos principalmente quando a atividade social inclui almoços ou jantares.

O médico cirurgião costuma encaminhar o paciente que pretende realizar a cirurgia bariátrica para a avaliação psicológica. Notamos ser possível algumas reações deste paciente:

  • Medo de que o psicólogo tente convence-lo a não realizar a cirurgia bariátrica.
  • Pressa em realizar a avaliação o mais rápido possível para que possa levar o “papel que o médico está pedindo”.
  • “Preguiça” em passar por esta etapa por considerar que não precisa pois “já sabe o que quer e sente-se muito bem”.

Mas estas reações podem ser superadas se compreendermos a utilidade da avaliação.

O que realmente acontece na Avaliação psicológica para cirurgia bariátrica: O psicólogo, algumas vezes um especialista em transtorno alimentar, trabalhará no sentido de preparar esta pessoa para uma etapa importante em sua vida. A expectativa de uma vida como a de qualquer pessoa e um corpo magro no dia seguinte da cirurgia bariátrica é irreal. Haverá mudanças na rotina que um psicólogo poderá orientar e preparar esta pessoa. Por isso tão importante quanto a avaliação psicológica para a cirurgia bariátrica seria o acompanhamento pós cirurgia.

Publicações Relacionadas
7 de janeiro de 2026 in ACOLHIMENTO, CEPAP

Como lidar com a sensação de estagnação mesmo quando a vida está funcionando

É comum acreditar que a estagnação só aparece quando tudo está dando errado. Mas a verdade é que muita gente vive o contrário. A carreira anda, os compromissos estão em…
Leia Mais
19 de dezembro de 2025 in ACOLHIMENTO, CEPAP

Planejamento de metas para 2026, um novo ano começando dentro de você

O início de um novo ano costuma trazer uma mistura de esperança, ansiedade, expectativas e vontade de recomeçar. A ideia de que tudo pode ser reorganizado em janeiro é tentadora,…
Leia Mais