Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica
CEPAP - Centro Paulista de Psicologia
É o diagnóstico psicológico. Realizado utilizando metodologia específica após solicitação ao psicólogo, com objetivo de clarificar alguma dúvida ou dificuldade no tratamento de um paciente. Ele é realizado utilizando entrevistas (inicial, anamnese,etc) e aplicação de testes psicológicos para confirmar ou descartar hipóteses levantadas durante as entrevistas.
O psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica no contexto clínico que utiliza de métodos e técnicas psicológicas para compreensão a luz de pressupostos teóricos, abrangendo aspectos passados, presentes e futuros, utilizando-se de técnicas de entrevista semi-dirigida, técnicas projetivas e entrevista de devolução.
São muitas as teorias existentes e por isso a atuação do psicólogo em psicodiagnóstico pode variar consideravelmente.
Para compreender tais aspectos primeiramente o psicólogo faz uso de uma entrevista inicial, esta se trata do primeiro contato entre terapeuta-paciente onde o objetivo principal é levantar hipóteses sobre o funcionamento psíquico do paciente, possibilitando assim a escolha dos passos a seguir.
Na entrevista inicial o paciente tem liberdade para expor seus problemas, começando por onde preferir e incluindo o que desejar. É diferente da entrevista totalmente livre, o entrevistador intervém afim de assinalar alguns fatores quando o entrevistado não sabe por onde começar ou continuar, assinalar situações de bloqueio ou paralisação por conta da angústia para assegurar o cumprimento dos objetivos da entrevista, perguntar acerca de aspectos da conduta do entrevistado, de ambigüidade e verbalizações “obscuras”.
No caso especificamente das crianças a entrevista diagnóstica se dá através da hora de jogo, é através do brincar livre e espontâneo da criança que esta expressa as mais diversas situações de sua vida. A criança não brinca somente com o que lhe dá prazer, mas brinca também expressando ou repetindo situações dolorosas, elaborando assim o que é excessivo para seu ego.
A hora de jogo diagnóstica constitui um recurso utilizado pelo psicólogo dentro do processo diagnóstico com a finalidade de conhecer a realidade da criança que foi trazida para a consulta, esta engloba um processo que tem começo e fim em si mesma, opera como uma unidade, sendo precedida de uma entrevista com os pais Além da hora de jogo outra pratica do psicodiagnóstico é a utilização de teste.
A utilização dos teste é permitida, por lei, somente a psicólogos, pois requer conhecimentos e habilidades pertinentes à formação destes profissionais. Desse modo, o Conselho Federal de Psicologia alerta a sociedade para os riscos decorrentes do emprego desses instrumentos por profissionais que não estejam habilitados e credenciados para esse fim.