O psicopedagogo clínico atua investigando e promovendo as possibilidades de mudanças sobre os processos cognitivos, emocionais e pedagógicos que porventura possam estar travando a aprendizagem de seus paciente. Na medida em que trata dos processos diagnosticados, também previne os pacientes de sofrerem outras dificuldades pessoais decorrentes de tais transtornos de aprendizagem.
Os Transtornos de Aprendizagem compreendem uma inabilidade específica, como leitura, escrita ou matemática, em indivíduos que apresentam resultados significativamente abaixo do esperado para o seu nível de desenvolvimento, escolaridade e capacidade intelectual.
Dificuldade de aprendizagem é um termo geral que se refere a um grupo de transtornos manifestados por dificuldades significativas na aquisição e uso da escuta, fala, leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas.
Para determinar se o adulto ou criança que apresentam tais dificuldades têm algum trasntorno, são necessárias avaliações por parte do especialista que pode dizer se estas dificuldades são de origem emocional ou cognitiva.
Em ambos os casos, são necessários protocólos específicos de sessões com a intenção de descobrir além da causa, a melhor forma para que o paciente adquira os conhecimentos esperados para sua faixa-etária.