É o atendimento conduzido por um psicoterapeuta que auxilia o adulto na busca pelo autoconhecimento e a lidar com dificuldades no âmbito pessoal, profissional, conjugal ou familiar. A vida adulta é uma fase repleta de conflitos e dificuldades. Ser adulto, em nossa sociedade, implica construir e manter um caminho no sentido da realização profissional, afetiva e familiar.
Em diversas fases da vida, acontecimentos marcantes rompem com o equilíbrio a que o indivíduo estava habituado, gerando estresse e sentimentos como angústia, ansiedade, preocupação, medo, entre outros. Nessas situações de crise, somos levados a repensar a maneira de viver, buscando se reorganizar para se adaptar às novas condições. A psicoterapia auxilia esse processo de reflexão, promovendo autoconhecimento e autonomia para a construção de novos caminhos.
Nos dias de hoje, as exigências acabam por prejudicar e consumir o tempo e a disposição para o investimento em outros aspectos também importantes da vida. Contudo, em outros casos, o excesso de investimento profissional pode ser uma fuga das dificuldades e conflitos familiares, amorosos e sociais. Em ambas as situações podemos sentir a necessidade de apoio psicológico. São vários os sintomas advindos de conflitos não resolvidos na vida adulta:
- Estresse;
- Depressão e ansiedade;
- Síndrome do pânico;
- Fobias;
- Problemas relacionados à sexualidade;
- Distúrbios alimentares;
- Angústia e sentimento de solidão;
- Manifestações psicossomáticas e outros.
A psicoterapia para adultos adota a abordagem dos conflitos pela fala e reflexão. É um momento de encontro consigo mesmo e de construção de melhores maneiras de lidar com as dificuldades internas e de relacionamentos.
A psicoterapia visa o autoconhecimento, favorecendo uma melhor compreensão de sentimentos e comportamentos (como se age e como se relaciona). Este tipo de tratamento enfoca a aprendizagem sobre si mesmo, sobre suas escolhas e o modo de vivê-las. Desta maneira, possibilita a reavaliação de conceitos e condutas habituais, permitindo com que o indivíduo perceba como se relaciona com o mundo e com as outras pessoas. Este processo busca a melhora da capacidade de autogerenciamento de conflitos e dificuldades, levando o indivíduo a encontrar alternativas para lidar com sua problemática emocional, superando-a.
Trata-se de um processo relacional, que assume a forma de um encontro entre pessoas, onde o psicoterapeuta presta a alguém que o procura uma ajuda psicológica, propiciando um espaço acolhedor para que o indivíduo tenha a oportunidade de compartilhar, cuidar e refletir sobre suas dificuldades e questões importantes de sua vida.
Em termos gerais, a psicoterapia é uma prática de atenção psicológica que visa auxiliar o indivíduo a lidar com seu sofrimento emocional e aspectos pessoais difíceis de lidar sozinho.